A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

sábado, 1 de outubro de 2011

Caminho da Ordem Hospitaleira


“ Há muitos séculos, depois da morte de S. João de Deus, o “Português de Granada”, Antón Martin foi o continuador desta obra magnifica de fazer o bem aos mais necessitados ao estilo do Fundador. Os médicos de Granada já conheciam a fama de bem fazer dos Hospitaleiros e ajudam-nos nos cuidados aos seus doentes, aconselham-nos e orientam-nos, colaboram nessa grande obra.

-Escutai bem, Irmãos, tudo aquilo que vos digam os médicos sobre os nossos doentes. Não vos esqueçais que eles têm um conhecimento mais profundo que nós próprios sobre as doenças do corpo.

Na jovem Universidade granadina já se leccionavam cursos de Medicina bem como Jurisprudência, Direito Canónico, Teologia e Artes. Mas os seguidores de João de Deus não tinham tempo , nem muitos deles preparação suficiente para serem admitidos nos cursos além de que havia uma proibição expressa emanada da Santa Sé.

Mesmo assim, contrasta notavelmente a evolução das doenças assistidas no hospital de João de Deus com as mesmas tratadas noutros hospitais.

Não havia dúvidas, no hospital de João de Deus, curam-se os doentes.

Está havendo um distanciamento (ruptura) do clássico conceito de hospital como o equivalente a morte solitária, de separação do resto dos homens pelo simples facto de terem um corpo doente. Já não é o albergue onde se depositam os incuráveis para não abalarem o bem estar do mundo que os rodeia, é algo mais; é um lugar onde se aplicam todos os meios, inclusive o amor, para a cura do corpo.

Compreendeu-se então que nem somente a caridade, nem a Medicina exclusivamente têm poder curativo, mas da união das duas pode-se obter eficazes resultados. E deste modo unem a bondade e a compreensão para as misérias humanas com os remédios médicos em uso.”…

Sem comentários:

Enviar um comentário