A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

domingo, 2 de outubro de 2011

Beato Olallo Valdés


Encontro-me a ler a biografia de um homem singular, refiro-me ao Irmão Olallo Valdés. Foi Irmão de S. João de Deus, cubano de nascença e onde permaneceu toda a sua vida, apesar de lutas constantes com o regime. A sua vida é exemplo de coragem e hospitalidade. Nascido por volta do ano de 1820 (não se conhece a data certa uma vez que foi abandonado pelos pais), recebeu a sua formação numa casa para orfãos até aos 13/14 anos, tendo depois seguido a vida religiosa, mais concretamente na Ordem Hospitaleira. Aos 15 anos passa para o hospital de Camaguey onde desempenhou a sua missão hospitaleira durante 54 anos, com uma entrega total, admirada por todos. Este livro coloca-nos perante os seus testemunhos, de forma especial, diante o seu contacto com os doentes, feridos, e a sua acção hopsitaleira junto dos escravos e dos mais pobres, de quem era considerado pai e protector. Defendeu a população de um autêntica carnificina com o soar dos sinos, como aviso, defendendo as pessoas mais débeis, e mesmo assim, enfrentando as autoridades militares. Assistiu os doentes prisionais, sempre seguindo de perto a sua vocação hospitaleira, num momento histórico em que a população de Camaguey sofria uma pobreza extrema! Chamava "irmãos predilectos" aos idosos e demais necessitados, oferecendo-lhes todo o género de ajuda. É definido como um homem justo, santo, modelo de virtude, pai dos pobres, apóstolo da caridade...
Foi até ao último momento da sua vida defensor daqueles que se encontravam com mais necessidades e como tal, é para nós modelo de hospitalidade. Hoje amado de forma especial pelo povo cubano (foi a primeira beatificação em solo cubano), não pode deixar de ser para nós força e motivação no caminho da hospitalidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário