A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O dia de um noviço


Com este "post" pretendo ilustrar o dia de um noviço, aquilo que fazemos, a que nos dedicamos. Ainda hoje são muitos os jovens que decidem entregar-se de uma forma mais radical, seguindo os passos de S. João de Deus, mantendo viva a chama da hospitalidade. Assim espero que esta mensagem seja agradável para ti, a ti que buscas damos a conhecer o que somos, vendo como Deus vai passando pela nossa vida.
O dia típico de um noviço aqui na Fundação S. José em Madrid começa às 6 da manhã, altura em que despertamos, logo seguido, às 6.30 por trinta minutos dedicados à meditação pessoal. Pouco a pouco a comunidade vai-se reunindo na capela, esta é uma comunidade formativa e como tal todos participam nos diversos actos comunitários. Este tempo de meditação pode parecer estranho, à primeira vista, mas com o tempo parece que ganha um sabor especial, aqui o centro da nossa experiência é descobrir Deus no silêncio da oração, da meditação, um encontro pessoal com Aquele que sabemos que nos ama... Às 7 da manhã rezamos Laudes e Eucaristia, nesta participam também as Irmãs que se dedicam à pastoral no nosso hospital e que se juntam a nós para celebrar. Já fortalecidos com o alimento espiritual recuperamos forças com o pequeno almoço em comunidade fraterna ( de momento somos 6 postulantes, 2 irmãos noviços e 5 irmãos da comunidade formativa, por isso, o ambiente à mesa é sempre de descontracção e partilha. De seguida começamos a sair, todos destinados ao nosso trabalho apostólico... Neste momento estou a exercer o meu apostolado na unidade de S. Nicolas, uma unidade de Neurologia, com casos de epilepsia (a maioria com condições de fármaco-resistentes), residentes e com deficiências físicas e psíquicas. É uma unidade à qual estou a sentir-me bastante ligado, com pessoas fantásticas (colaboradores e pacientes), onde a maior parte dos nossos doentes precisam de atenção e carinho. São várias as tarefas que assumo ali, desde ajudar na higiene dos pacientes, na distribuição dos fármacos, assistir na alimentação, etc, tarefas onde nós assumimos a face visível da hospitalidade. Aos poucos vamos criando laços e aprendendo a cuidar de quem tão pouco pede de nós!Apesar de estar nesta unidade agora, de vez em quando mudamos para outra unidade, para nos inteirarmos das diversas facetas da hospitalidade. O tempo em que estamos com os pacientes passa a voar, e por vezes até custa ter de os deixar... Por volta das onze temos de deixar a unidade para nos dirigir ao noviciado onde temos aulas dedicadas a temas da Ordem, como constituições, estatutos, história da Ordem, figuras marcantes da OH, etc. Este tempo é seguido de um espaço pessoal onde temos oportunidade de meditar, fazer desporto, ler, etc.
Às 14h reunimo-nos para rezar a Hora Intermédia, uma vez mais a comunidade se junta em torno do altar para um momento dedicado a Ele, após o qual almoçamos. O almoço não se pode alongar, pois os noviços logo partem para as aulas no Instituto Teológico de Vida Religiosa, no centro de Madrid. Ali temos formação em diversos temas, tais como Psicologia, Carisma do Fundador, Processo Vocacional, Viver em comunidade, Liturgia, Biblia, etc... Estas aulas ocorrem de Segunda a Quarta-feira e ocupam toda a tarde. Pelas 20h reunimo-nos na capela junto com toda a comunidade para 30 min de meditação pessoal, seguida das Vésperas. O jantar comunitário é sempre um momento fraterno, onde nos deliciamos com conversas, com a animação especial dos irmãos mais velhos e que sempre nos fascinam com a sua boa disposição. Segue-se um tempo para vermos televisão, ler o jornal diário e tempo para descansar.
O dia no noviciado é bastante preenchido mas sempre rico de momentos em que partilhamos com Ele o silêncio e a oração. É um tempo de "namoro" com Deus e, para isso, todas as condições nos são proporcionadas!!!
Dentro de alguns dias espero poder deliciar-vos com um testemunho do Noviciado Interprovincial de S. Paulo no Brasil, onde se vive um ambiente internacional e, com toda a certeza, bastante interessante!
E tu já pensaste em fazer parte desta família?

Sem comentários:

Enviar um comentário