A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

sábado, 24 de setembro de 2011

Ser Irmão de S. João de Deus...

O título deste blog partilha do conteúdo desta mensagem, Ser Irmão de S. João de Deus... O que é isso perguntará o cibernauta que por acaso, ou não, veio encontrar este blog. Este blog nasceu da vontade de dar a conhecer o que fazem, o que são, o que se propõem ser aqueles que abraçaram a missão da hospitalidade.
A pergunta colocou-se e mantém-se, o que é ser irmão de S. João de Deus?
Irmão de S. João de Deus é um membro da Ordem Hospitaleira, uma ordem católica que nasceu por terras espanholas (Granada), apesar do seu fundador ser português, alentejano e, infelizmente, ainda por muitos desconhecido, falo de S. João de Deus. A Ordem Hospitaleira tem as suas raízes no séc. XVI, quando os primeiros seguidores da obra de S. João de Deus se juntam e com uma missão em comum, a hospitalidade, formam a futura Ordem Hospitaleira. No centro do nosso ser, do nosso carisma, está a pessoa necessitada, aquele que por diversas razões sofre (doença, discriminação, marginalização...). Hoje, mais do que nunca, a nossa missão é actual, o sofrimento está presente em quase todos os lados... O irmão de S. João de Deus, exerce a sua hospitalidade neste contexto, neste mundo de sofrimento, em seguimento do fundador, com raízes bem formadas e com uma missão definida.
Hoje, estamos presentes em todos os continentes, em mais de 50 países, com mais de 400 obras apostólicas. Actuamos essencialmente no campo da saúde (não esquecendo o social). A nossa espiritualidade manifesta-se, em sentido estreito, com a vivência da hospitalidade.Temos uma dimensão missionária (aliás já presente na nossa história, quando durante os descobrimentos os irmãos seguiam como enfermeiros nas embarcações), dimensão esta bastante patente em algumas das províncias (a dimensão missionária encontra-se bem expressa na presença da Província Portuguesa em Timor Leste).
Basicamente, estamos ao serviço do enfermo, de um modo particular do doente mental. Desenvolvemos o nosso carisma em estreita relação com colaboradores, que comungam da nossa espiritualidade e fonte de serviço. Em conjunto fazemos parte da alargada Família Hospitaleira.
Num mundo marcadamente secular, individualista e fechado em si, somos a face da caridade, comungando de um suporte comum que é a Igreja.
Em Portugal formamos a Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira (www.isjd.pt), que em conjunto com a Delegação Provincial do Brasil e a nossa missão de Timor Leste desenvolvem a hospitalidade em diversos campos apostólicos. Num outro post elaborarei mais o tema da província portuguesa. Aqui fica, embora de forma resumida, o que é um irmão de S. João de Deus, muito ficou por dizer, quem sabe até talvez o essencial, no entanto, o que nos propomos fazer é ir elaborando este blog, dando a conhecer a nossa obra, o nosso apostolado, as nossas gentes, o que somos e o que fazemos!
Por hoje deixo-vos com um pensamento de S. João de Deus, embora do séc. XVI, é inegável a sua actualidade: "Tudo perece, só as boas obras permanecem". Com toda a certeza, a Ordem Hospitaleira é uma dessas boas obras.
Bem Hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário