A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

sábado, 24 de setembro de 2011

Mostrai-me Senhor os vossos caminhos...



Agora que já sabes, embora de uma forma ainda incipiente, o que significa ser irmão de S. João de Deus, gostaria de te falar do caminho de uma vocação, de uma descoberta, a qual um candidato faz e que o ajuda a discernir melhor o chamamento de Deus a esta forma de vida (ser irmão de S. João de Deus).
Quando eu no intímo do meu ser, sinto um chamamento, um sinal de Deus, uma vontade, desejo... no sentido de ser irmão de S. João de Deus, o que devo fazer? Primeiro devemos orar, pedir que Deus nos mostre o caminho, nos dê a força que necessitamos na descoberta da nossa vocação... Lembra-te que Deus tem um plano formulado para ti, te dará as forças necessárias que precisas! Como no salmo, pedimos 'Mostrai-me Senhor os vossos caminhos'.
A caminhada não tem (e não deve) ser feita sem alguém ao nosso lado, para isso, contacta um irmão (de preferência o Ir. Alberto Mendes - responsável pela Pastoral Vocacional), podes usar este blog também para contactar ou tirar dúvidas, ou dirige-te a uma das nossas casas, temos várias no continente, nas ilhas, no Brasil e em Timor Leste (www.isjd.pt).
A primeira etapa do nosso conhecimento, da nossa descoberta, passa pelo acompanhamento do irmão responsável. Não temas, o caminho é sempre feito com outros, lembra-te que não estás só! Neste tempo terás oportunidade de conhecer a Ordem, a Província, a vida dos Irmãos, quem sabe até fazer parte de um campo de férias (onde poderás interagir com os doentes, lembra-te que estes são o centro do nosso ser e existir, 'sem eles não somos nada'). Do irmão responsável podes esperar abertura, sinceridade, acolhimento e, a nossa sempre presente, hospitalidade. Atreve-te, deixa que o Senhor te mostre o caminho...
Nos próximos dias falar-te-ei de outras etapas que se seguem, para que aos poucos conheças a obra, o ser, a missão dos irmãos! Até lá peço-te apenas que penses nos mais desfavorecidos, naqueles que vivem à margem da nossa sociedade. Quando caminhares na rua da tua cidade, olha para os sem abrigo, deficientes, ..., não como 'paisagem' mas como criaturas de Deus. Deixa que S. João de Deus comece a falar dentro de ti, actue, modifique a tua vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário