A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

domingo, 25 de setembro de 2011

Família hospitaleira em movimento...


Ontem dia 24 de Setembro, no âmbito da Celebração do Ano da Família de S. João de Deus, um grupo de Irmãos , Colaboradores, seus familiares e utentes da Residência S. João de Ávila (anexa à Cúria Provincial) foram visitar Montemor-o-Novo, terra natal de S. Joao de Deus.

Trinta pessoas, a mais "nova" com 98 anos e a mais jovem com 4, chegaram ao hospital S. João de Deus e foram acolhidos pelo Irmão Adelino Manteigas, Director do Estabelecimento Hospitalar que conduziu o grupo pelas ruas de Montemor-o-Novo até à Igreja Matiz com o objectivo de visitarem e rezarem na Cripta, considerada o local onde S. João de Deus nasceu e com seus pais habitou durante cerca de oito anos.

Ali pudemos rezar e pedir as bênçãos e intercessão de S. João de Deus para as necessidades dos "peregrinos" e seus colegas, doentes, irmãos e pelas vocações. O Irmão Adelino ia explicando pormenores da história da Ordem, vida do Santo Fundador e das obras de melhoramento realizadas na Cripta.

Devido ao serviço religioso na Igreja Matriz não nos pudemos demorar-nos no seu interior, mas houve ainda tempo para contemplar o belíssimo exemplar da arte barroca e as iluminuras no tecto bem como as imagens do Patriarca S. João de Deus e S. Rafael, entre outras, e a pia baptismal onde o Santo, ainda na Igreja do Castelo, no ano de 1495 recebeu o baptismo.

Aproveitando a escultura do Santo no largo em frente à Igreja Matriz, aproveitamos para a nossa fotografia de grupo, seguindo de imediato para o histórico Castelo onde apreciamos os trabalhos de escavação, reconstrução e conservação dos edifícios existentes mais recentes e primitivos bem como a belíssima paisagem alentejana com a Senhora da Visitação no alto da sua ermida como que a a abençoar todos os Montemorenses e peregrinos que por ali passam e para Ela dirigem o seu olhar suplicante.

Regressamos ao Hospital e de novo o Irmão Adelino nos acompanhou na visita guiada às instalações: Unidade de Convalescença (UCCI), Unidade de Internamento de cirurgia ortopédica e Serviços de Medicina Física e Reabilitação, Oficinas de próteses e ortóteses e sapataria. Pudemos ainda visitar a Igreja do Hospital e admirar os painéis de azulejos retratando episódios da vida de S. João de Deus.

Terminamos a visita com o almoço e regressamos a Lisboa porque alguns colaboradores tinham trabalho à espera.

Foi uma visita simpática que a todos agradou esperando nova edição para aqueles que desta vez não tiveram oportunidade de a fazer.

Um agradecimento à Direcção da Residência SJA e à Equipa da Pastoral da Saúde e Animação e Voluntariado pela organização e disponibilidade.

Que S. João de Deus a todos proteja e faça com que outros se agreguem à sua família.

Sem comentários:

Enviar um comentário