Ontem dia 24 de Setembro, no âmbito da Celebração do Ano da Família de S. João de Deus, um grupo de Irmãos , Colaboradores, seus familiares e utentes da Residência S. João de Ávila (anexa à Cúria Provincial) foram visitar Montemor-o-Novo, terra natal de S. Joao de Deus.
Trinta pessoas, a mais "nova" com 98 anos e a mais jovem com 4, chegaram ao hospital S. João de Deus e foram acolhidos pelo Irmão Adelino Manteigas, Director do Estabelecimento Hospitalar que conduziu o grupo pelas ruas de Montemor-o-Novo até à Igreja Matiz com o objectivo de visitarem e rezarem na Cripta, considerada o local onde S. João de Deus nasceu e com seus pais habitou durante cerca de oito anos.
Ali pudemos rezar e pedir as bênçãos e intercessão de S. João de Deus para as necessidades dos "peregrinos" e seus colegas, doentes, irmãos e pelas vocações. O Irmão Adelino ia explicando pormenores da história da Ordem, vida do Santo Fundador e das obras de melhoramento realizadas na Cripta.
Devido ao serviço religioso na Igreja Matriz não nos pudemos demorar-nos no seu interior, mas houve ainda tempo para contemplar o belíssimo exemplar da arte barroca e as iluminuras no tecto bem como as imagens do Patriarca S. João de Deus e S. Rafael, entre outras, e a pia baptismal onde o Santo, ainda na Igreja do Castelo, no ano de 1495 recebeu o baptismo.
Aproveitando a escultura do Santo no largo em frente à Igreja Matriz, aproveitamos para a nossa fotografia de grupo, seguindo de imediato para o histórico Castelo onde apreciamos os trabalhos de escavação, reconstrução e conservação dos edifícios existentes mais recentes e primitivos bem como a belíssima paisagem alentejana com a Senhora da Visitação no alto da sua ermida como que a a abençoar todos os Montemorenses e peregrinos que por ali passam e para Ela dirigem o seu olhar suplicante.
Regressamos ao Hospital e de novo o Irmão Adelino nos acompanhou na visita guiada às instalações: Unidade de Convalescença (UCCI), Unidade de Internamento de cirurgia ortopédica e Serviços de Medicina Física e Reabilitação, Oficinas de próteses e ortóteses e sapataria. Pudemos ainda visitar a Igreja do Hospital e admirar os painéis de azulejos retratando episódios da vida de S. João de Deus.
Terminamos a visita com o almoço e regressamos a Lisboa porque alguns colaboradores tinham trabalho à espera.
Foi uma visita simpática que a todos agradou esperando nova edição para aqueles que desta vez não tiveram oportunidade de a fazer.
Um agradecimento à Direcção da Residência SJA e à Equipa da Pastoral da Saúde e Animação e Voluntariado pela organização e disponibilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário