A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

domingo, 25 de setembro de 2011

Campo de férias


O título desta mensagem é convidativo, relacionamos sempre as férias com tempo de descanso, lazer, ócio, noitadas (com os devidos desenvolvimentos...)... Mas não é de ócio e de lazer que te venho falar hoje, mas de algo diferente! Quantas vezes não sentiste que as tuas férias é um prolongar de um tempo sem fazer algo de útil? De dias passados em frente do computador, em actualizações permanentes do facebook, às quais todos comentam e que com o tempo até se tornam aborrecidas? Pois é, penso que todos nós passamos por isto...
Como te disse, os nossos campos de férias certamente não se inserem nesta definição de férias! Para nós, é um tempo de descoberta, de deixar o "eu" solitário e partir para o "eu" solidário... Como não poderia deixar de ser, mais uma vez, o doente ocupa o centro das nossas actividades e o nosso mundo gravita em torno de uma missão - proporcionar alegria, bem estar, companhia a quem sofre! Isso não quer dizer que não tenhamos os nossos momentos de lazer e ócio, de facto, faz parte de um campo de férias hospitaleiro momentos de convívio.
São organizados vários ao longo do ano, nas diversas casas da OH (podes consultar a agenda no site da Juventude Hospitaleira - www.juventudehospitaleira.org). As dinâmicas são várias, mas podes esperar estar integrado num grupo de outros jovens, que contigo partilham valores, solidariedade, compreensão... Requisitos essenciais são abertura, acolhimento e doses de hospitalidade. Terás momento de interacção com doentes, jovens, colaboradores. Destes, sairás mais rico, mais cheio de compreensão, com vontade de voltar. Sairás desse mundo que conheces, onde estás mais à vontade! De seguida encontrarás um testemunho de um jovem que participou nesse campo de férias, deixa-te interpelar por ele e se te sentes com vontade de ser diferente, de dar mais de ti, não temas em tomar parte num campo de férias da OH, não te arrependerás!

"Foi mais um “Telhal”, mais uma actividade da JH, mais nove dias de continuação da obra de S. João de Deus. Começamos a actividade com um jantar no qual foi mediatamente visível que este se iria tornar um grupo unido e dedicado, o que veio a verificar-se. Neste campo utentes transformaram-se em amigos, monitores em companheiros e amigos que se recorda para a vida. Orações, partilhas, risos e brincadeiras foram o suficiente para em poucos dias criar uma grande família hospitaleira. Uma das actividades deste campo foi uma palestra sobre a história da Casa de Saúde do Telhal, uma casa com muita história, vida e passagens. Com 118 anos continua a ser uma casa com um espírito alegre e muito jovem. Uma outra história que conhecemos foi a de S. João de Deus, um homem como uma obra, que todos tentamos, à nossa maneira, continuar e enriquecer. Continuando com o tema histórias, temos a dos doentes, pessoas que foram elas mesmas e respeitadas e que aqui dia-a-dia tentam voltar ao que eram. Com eles me diverti, matei toda a saudade e vivi momentos que vou, durante toda a minha vida, recordar. A parte mais difícil é o fim. O dia da despedida que tanto magoa. Mas com todo o fim vem um novo princípio. Até breve …" (Gustavo)

Sem comentários:

Enviar um comentário