A romã tem um significado especial para a Ordem Hospitaleira. É o símbolo de identificação desta, representa também a missão atribuída por Cristo a S. João de Deus. Está também associada à unidade, à família. Os seus grãos sendo diferentes entre si, representam os vários membros da família hospitaleira, que embora diferentes trabalham na e pela mesma missão.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Trabalho da Ordem Hospitaleira em Timor reconhecido oficialmente

Presidente da República atribui a comenda da Ordem de Mérito a Irmão de S. João de Deus.
Os Irmãos de S. João de Deus encontram-se desde o ano 2004 em Timor-Leste, com o objectivo de responder ao apelo da Igreja e ao convite de D. Basílio Nascimento, Bispo de Baucau, para a fundação de uma missão da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus naquela região asiática. O Irmão Vitor Lameiras juntamente com o Irmão José António de Lima, aceitaram o desafio da Ordem Hospitaleira e, com espírito missionário e imbuídos do carisma de S. João de Deus, concretizaram o projeto hospitaleiro de assistência à pessoa necessitada, em concreto àquela que sofre de patologia mental. Escolhido Laclubar como local ideal pelo facto de estar inserido nas montanhas onde a população dificilmente tem acesso aos serviços de saúde, nasce com o esforço de todos e a persistência do Irmão Vitor, o centro de assistência à saúde tornando-se, como referiu o Sr. Presidente da República Portuguesa, na sua recente visita àquele país, "centro comunitário de referência".
 
 "A Comunidade portuguesa em Timor-Leste contribui de forma importante para a vitalidade do tecido social timorense, distinguindo-se em inúmeras ações de solidariedade e de apoio social. Neste contexto, quero destacar, igualmente, como exemplos de esforço abnegado, duas pessoas aqui presentes:

O Hospitaleiro Vítor Lameiras, destacado há 9 anos após o convite do Bispo Dom Basílio do Nascimento na região de Laclubar, onde foi criado o primeiro Centro de Referência de Saúde Mental do país, inaugurado em 2011.

E a Franciscana da Divina Providência Maria da Luz Henriques, colocada há dez anos por Dom Alberto Ricardo em Padiae, a 13 horas de distância de barco da capital, onde, com o apoio português do Ministério da Solidariedade Social, criou um Centro Comunitário de Referência, destinado a rasgar novos horizontes de centenas de crianças e adolescentes.

É com orgulho que, em nome da República Portuguesa, lhes irei impor a Comenda da Ordem do Mérito, que decidi atribuir-lhes."


Aníbal Cavaco Silva
Discurso do Presidente da República por ocasião da Receção de Retribuição e em honra da Comunidade Portuguesa e da Sociedade Timorense
Escola Ruy Cinatti (Escola Portuguesa de Díli), Timor-Leste, 21 de maio de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário